Sunday, February 05, 2012

Dra. Eliete Matielo nos fala-Por que algumas pessoas traem?

Por que algumas pessoas traem?

30/01/2012 08:20 
Mudanças de comportamento e de personalidade que alteram a rotina do relacionamento podem ser alguns dos indícios de traição em um relacionamento amoroso. Entretanto, segundo especialistas, é preciso ter cautela antes de acusar o parceiro, pois não existem regras que definem a traição. Dessa forma, como descobrir se realmente há uma terceira pessoa entre vocês ou se é algo da sua imaginação? Para a psicóloga e diretora da agência de relacionamentos da Eclipse Love, Eliete Matielo, geralmente a traição é iniciada pela decepção de relação atual e pela motivação do “novo”. Autoafirmação, ambição, desejo, esperança de novos sentimentos, vinganças e excitação sexual são alguns dos fatores que influenciam para um relacionamento extraconjugal. A especialista revela que os primeiros indícios de que os homens e mulheres apresentam quando estão traindo é a vaidade exagerada. “Normalmente eles querem se sentir mais atraentes e desejados e capricham no visual, perfumes, roupas atraentes”.
Nova felicidade 
Eliete ainda conta que outro fator que vai indicar uma suposta traição é o fato de o traidor passar a evitar seu parceiro sexualmente. Isso, segundo a especialista, acontece porque a pessoa se sente mais satisfeita no relacionamento extraconjugal. Além disso, “durante as discussões de casal quem trai se torna mais convincente, dono da razão”, comenta. “Ele sente-se bem mais seguro por ser desejado por outra pessoa e não da tanta importância para as críticas do parceiro”, revela. Para ela, quando um relacionamento chega a um estágio de insatisfação parcial, as pessoas costumam abrir as portas para uma nova busca da felicidade e isso acontece porque nem sempre os casais têm o hábito de dialogar para melhorar a relação.
Por isso, muitas vezes é mais fácil e motivador trair e ter a esperança de algo melhor do que melhorar o relacionamento dentro de casa. O estudante Gabriel Sanches – nome fictício, de 23 anos, conta que já foi traído duas vezes. “Na primeira eu peguei minha ex no flagra, já em outra ocasião fiquei sabendo pela própria menina”. Para ele, no primeiro caso, a traição aconteceu por causa de brigas, e na segunda vez, porque namoro era à distância.  “Fiquei mal por uma semana, depois passou. A vida continua”, completa. Gabriel também revela que já traiu. “Fiz isso porque conheci outra pessoa que me fez sentir muito melhor”. 
Impulso ou ilusão  
Eliete diz que após a traição, se o relacionamento continuar, pode haver perda da confiança e esse fator pode atrapalhar o relacionamento. Mas, segundo a psicóloga, o casal também pode se unir ainda mais com o diálogo. “Muitas pessoas traem por impulso ou ilusão e, com isso, aprendem a valorizar o parceiro e percebem que não vale a pena arriscar a perder seu amor”. 
Desconfiança x tratamento 
A psicóloga alerta que a pessoa que suspeita de uma traição não deve se precipitar e julgar sem provas. “Nem sempre a pessoa com o comportamento ‘suspeito’ tem um amante, mas vale a pena ficar alerta e sempre e lembrar de se amar em primeiro lugar”. Eliete diz que é preciso avaliar o grau de comprometimento que a traição teve e se está influenciando a vida da pessoa para saber se vai ser necessário ela receber um tratamento psicológico.
http://vozdabahia.com.br/index/blog/id-25756/por_que_algumas_pessoas_traem_

No comments: