1. Narcisista
2. Egoísta
3. Presa ao passado
4. Preconceituosa
Todos nós temos preconceitos de algum tipo. O problema é quando a pessoa não quer se desapegar dessas ideias e não consegue olhar outros ângulos. “Pessoas preconceituosas podem ser cruéis ou tirânicas com os amigos”, avisa a psicóloga Maria Teresa Reginato. Foi o que aconteceu com a publicitária Vanessa*, de 33 anos. “Uma ex-amiga de infância achou que eu estava usando drogas porque fiz uma tatuagem. Fiquei indignada, pois a fulana me conhecia há mais de 20 anos e sabia que eu não curtia isso. O pior é que se afastou. Nem teve coragem de dar a opinião na minha cara, o que só me leva a concluir que ela era uma péssima amiga. E se eu tivesse mesmo virado dependente química? Uma amiga de verdade daria força e ofereceria ajuda, jamais teria uma atitude mesquinha como a dela.”
5. Consumista
Uma amiga consumista pode levar você a achar que tem necessidades que, na verdade, você não tem. Ela é ótima para informar sobre moda, tendências, gadgets etc., mas oferece um perigo altíssimo em um passeio ao shopping. “A alegria e o fascínio de consumir algo desejado é fabuloso, mas essa compulsão contagiante pode deixá-la em maus lençóis, se as compras estiverem fora do seu orçamento, ou com autoestima baixa, se não conseguir acompanhá-la”, salienta Eliete Matielo.
6. Carreirista
Ser carreirista é bem diferente de ser ambiciosa. Ter ambição significa lutar pelos objetivos com os próprios recursos e esforços. A carreirista é do tipo que passa por cima de qualquer um. Cuidado: um dia a massacrada pode ser você. A jornalista Lizandra*, de 30 anos, sempre ouvia uma ex-colega de trabalho se gabar. “Aquilo me incomodava, pois tenho certos valores e princípios meio rígidos, mas continuei a amizade. Um belo dia, ela assumiu o comando de um projeto que eu havia feito, pelas minhas costas”, revela.
7. Pegadora
Precisa se autoafirmar através da quantidade de conquistas. Assim como a carreirista, também pode não ser de confiança e querer pegar um troféu de outra –inclusive o da amiga. Pode ser uma companhia divertida quando você está solteira. Se estiver namorando sério, porém, é bom evitá-la –ou você correrá o risco de, no mínimo, passar bastante raiva com as prováveis tentativas de sedução pra cima do SEU namorado.
8. Desanimada
O desânimo demonstra energia baixa, frustrações e falta de atitude. Tudo é um sacrifício para essa amiga. Você tem de fazer muito mais esforço para realizar um desejo seu com alguém assim do seu lado. “Quem não tem ânimo e não quer melhorar não precisa de amigos, precisa de um médico ou de um terapeuta”, destaca a psicóloga Maria Teresa Reginato.
9. Fofoqueira
Embora muita gente pense que a fofoca é uma bobagem, ela não tem nada de inocente e pode prejudicar (e muito) a vida de uma pessoa. Afaste-se de amigas fofoqueiras, pois elas são perigosas. E avalie: se ela fala mal de todo mundo para você, será que não faz o mesmo sobre você para todo mundo?
10. Desqualificadora
“Estava toda feliz para contar à minha ex-melhor amiga que eu começaria a fazer pós-graduação em moda, quando ouvi do outro lado da linha: ‘Moda? Ah, é, você gosta dessas coisas...’. Isso com direito à uma voz bem desdenhosa...”, conta Patrícia*, de 27 anos. A desqualificação vem da inveja e da baixa autoestima. “Todos sentimos inveja alguma vez na vida, mas ao agir de forma a desqualificar o outro estamos deixando o problema se tornar danoso. Fuja dessas pessoas”, aconselha Maria Teresa Reginato.
No comments:
Post a Comment